Placa de ACM

Tecnicamente falando, placa de ACM se trata de um painel composto por duas lâminas de alumínios, ligadas por um núcleo de polietileno. Em outras palavras, é um material formado por um núcleo termoplástico, de altíssima qualidade, que colabora para compor uma placa durável e leve para revestimentos de diversas fachadas.

Além disso, é um produto que, na sua formação, pode ser escolhida várias cores, tornando a estética da fachada ainda mais atraente. A placa de ACM pode, ainda, ser combinada com diversos tipos de materiais, como o vidro e o aço, possibilitando a criação de uma estética super agradável.

A multifuncionalidade da placa de ACM e suas vantagens

Por se tratar de um material de ampla utilidade, a placa de ACM se torna, cada vez mais, a matéria-prima essencial nos grandes projetos arquitetônicos. Sendo, inclusive, usada em diversos tipos de obras e edificações de todos os estilos, tanto nas que contêm características neoclássicas como as contemporâneas e modernas, sem deixar de lado o seu uso em residências multifamiliares e unifamiliares.

Além da multifuncionalidade, há algumas vantagens que colocam a placa de ACM na lista dos principais materiais para revestimento das diversas obras de construção civil, que são eles:

– Variedade de cores: que colaboram para ampliar o seu emprego nos diversos projetos e designers, fora a estética;

– Flexibilidade: que torna o material de fácil manuseio, podendo, inclusive, ser dobrado e curvado;

– Leveza: não compromete a estrutura física a qual ela será empregada;

– Resistência: pela qualidade dos materiais utilizados, são peças resistentes às intempéries;

– Sonoridade: contribui no amortecimento acústico do ambiente;

– E, sobretudo, é de fácil limpeza, utilizando apenas detergente neutro e uma esponja macia para não comprometer a pintura da placa ou álcool isopropilico.

Aplicações ou usabilidades da placa de ACM

Especialmente desenvolvida para o mercado de construção, sua aplicação é, resumidamente, voltada para os ambientes internos e externos. Pode, por exemplo, ser utilizada em shoppings centers, bancos, residências e diversos outros estabelecimentos comerciais e familiares.

Desse modo, as placas de ACM ganham vidas nos revestimentos de fachadas, túneis, pilastras, varandas e coberturas. Além dessas funcionalidades, são, também, usadas para a decoração de interiores, painéis publicitários, sinalização para imagem corporativa, decoração de stands e mostruários.

Grandes empresas públicas e privadas que usam a placa de ACM tanto em suas fachadas como no ambiente interno, por exemplo e ilustrativamente, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, as lojas de moda, como a C&A e a Riachuelo, entre outras. Este produto conquistou velozmente os diversos ambientes e cenários.