Painéis de ACM

Os painéis de ACM são sem dúvidas, um dos principais materiais que compõem a estética dos grandes centros urbanos. Basta andarmos pelas ruas mais agitadas das grandes cidades para nos depararmos com grandes fachadas de painéis de ACM. São, assim, materiais que colaboram para compor uma paisagem mais sofisticada e moderna. Ilustrativamente, uma grande empresa pública que utiliza este tipo de material como revestimento de sua fachada é a Caixa Econômica Federal.

Tecnicamente, painéis de ACM são produtos formados da junção de duas placas de alumínios, tendo, em seu núcleo, o termoplástico como material de fixação. Os materiais utilizados na produção acabam contribuindo para a criação de um produto leve e de fácil instalação, gerando, portanto, economia de tempo na hora de aplicá-los nos diversos projetos. Além disso, são, também, de fáceis conservação, bastando apenas a utilização de material adequado para a sua limpeza, como o detergente neutro e álcool isopropilico.

Flexibilidade nos projetos de construção civil e arquitetônicos

Uma das grandes vantagens dos painéis de ACM é a sua flexibilidade. Mas o que isso quer dizer? Simples, se tratam de materiais que podem ser usados em diversas obras e projetos, flexibilizando o seu formato, dimensão, cores e materiais a partir da proposta requerida. Assim, você pode, tranquilamente, adequar ao painel ACM cores, nomes e símbolos relacionados à identidade da instituição, caso seja uma empresa.

Mas não se engane. O painel de ACM também pode ser usado em projetos arquitetônicos relacionados ao âmbito residencial. Há, inclusive, diversos projetos que têm o painel de ACM como base de sofisticação e glamour, principalmente os que envolvem a fachada de recepção de edifícios multifamiliares.

A escolha do tipo especifico de painel de ACM deve ser feita a partir do projeto que deseja executar. Contudo, por se tratar de um material multifuncional, ele pode ser usado para diversas finalidades, que vai do revestimento de simples fachadas à composição de cenário de grandes marcas, independente do ramo atuante.

As vantagens do Painel ACM

São inúmeras as vantagens da aplicação do painel de ACM, como, por exemplo, o revestimento sem ondulação, graças à planicidade do material, garantindo um aspecto estético atraente e sofisticado na fachada. Não há, também, necessidade de manutenção especializada, já que se trata de um produto de fácil conservação e de longa durabilidade.

Além dessas vantagens, há, também, a rigidez do produto, que contribui para resistir às diversas situações geradas pelo meio ambiente, como as altas e as baixas temperaturas, presentes nas estações climáticas. Outra vantagem importante é a ampla escolha de acabamentos, que corrobora para ampliar o designer do painel de ACM. Além desses, há várias outras, como excelente resistência termoacustica, a leveza e a possibilidade de ser curvado.