Chapas Termoplásticas

As chapas termoplásticas são feitas de um tipo de plástico cuja estrutura mais rígida possibilita a fabricação de inúmeros e variados tipos de produtos. Devido à versatilidade nas aplicações, resistência, facilidade no manuseio e a leveza das chapas em geral, são utilizadas em várias indústrias para produções que variam desde materiais voltados para construção até bolsas de praia. As chapas termoplásticas possuem algumas características bem distintas umas das outras, dentre elas estão: cor, densidade e textura. Entretanto, essas diferenças apontadas acontecem depois dos processos industriais de transformação do produto, pois os polímeros termoplásticos partem do mesmo princípio em relação à composição inicial. As peças feitas com as chapas termoplásticas, depois de passar por procedimentos específicos, podem ser reutilizadas novamente. A possibilidade de reciclagem é outro fator de muito importante e benéfico proporcionado pelos polímeros, não somente em termos econômicos, mas principalmente no aspecto ambiental.

Composição das chapas termoplásticas

As chapas termoplásticas são placas feitas de polímero artificial composto por fios lineares responsáveis pela formação do material. Isto é, o termoplástico é um tipo de plástico que ao entrar em contato com a alta temperatura pode ser moldado e mantido em sua nova forma, enrijecendo ao entrar em contato com a baixa temperatura. Os polímeros são compostos pela união de vários monômeros, que após certo tempo se transformam em uma macromolécula. As chapas termoplásticas, dependendo do tipo de tratamento recebido nas etapas de fabricação, normalmente são apresentadas com algumas características muito diferentes entre si, podendo o uso das mesmas ser destinados a aplicações distintas.

Diversidade nos tipos de chapas termoplásticas

Cada chapa termoplástica é composta por um tipo de polímero. Estes são alguns dos tipos de termoplásticos existentes: Acrílico Cast, Acrílico Extrudado, Filme de policarbonato, Policarbonato Compacto, Policarbonato Corrugado, Policarbonato Twall, Polietileno de alta densidade, Poliestireno martelado, Poliestireno standard, Polipropileno, PVC expandido, PVC semirrígido, entre outros.

Produtos fabricados a partir de chapas termoplásticas

Usadas em várias áreas industriais e para diversos fins, através das chapas termoplásticas podem ser fabricados produtos como: componentes de máquinas, displays para produtos, móveis, utensílios domésticos, filmes, fibras, equipamento para área da saúde, caixas de CD, brinquedos, painéis eletrônicos, controles remotos, embalagens, garrafas, toldos, divisórias, confecção de luminosos, claraboia, brindes, etc.

Sobre a empresa

Existente no mercado há mais de 17 anos, a Actos segue na área de distribuição de diversos tipos de produtos acabados e semiacabados, estando entre eles as chapas termoplásticas. Certificada pela ISO 9001, a empresa fornece produtos de qualidade com atendimento personalizado, e está sempre pronta a satisfazer as necessidades de seus clientes.