Logo Actos
Televendas: (11) 4428.5500 Segunda a sexta das 8h às 18h
Distrito Federal – DF

Telefone: 61 2106-0550 - comercialdf@actos.com.br

Curitiba – PR

Telefone: 41 3077-5500 - comercialpr@actos.com.br

Belo Horizonte – BH

Telefone: 31 3524-5550 - comercialbh@actos.com.br

Fortaleza – CE

Telefone: 85 3066-5800 - comercialce@actos.com.br

Chapas de Acrílico

Home > Produtos > Chapas > Acrílico

Descrição

O acrílico, ou PMMA (Poli Metil Metacrilato) é um dos termoplásticos mais nobres encontrados no mercado. Trata-se de um material transparente e rígido, que reúne características aplicáveis em diversos segmentos. Resiste ao impacto e tem boa qualidade óptica. Pode ser facilmente moldado com o calor. Além disso, pode ser encontrado em dois tipos principais: Cast e Extrudado. A diferença entre eles está no processo produtivo, que confere características ligeiramente diferentes no resultado final.

O acrílico Cast é o mais comum e o mais comercializado, pois reúne maiores qualidades em comparação ao extrudado – principalmente para aplicações que exigem transformação da chapa. Possui maior facilidade de termoformagem e qualidade óptica, bem como melhor usinagem e resistência ao impacto moderado. Ele pode ser utilizado em aplicações diversas, sendo destaque em comunicação visual e sinalização. É um produto que apresenta várias cores e agrega valor à obra, sendo sinônimo de modernidade e sofisticação. O acrílico é comercializado em chapas. É um dos únicos polímeros que passa por um processo de fabricação diferente das outras chapas extrudadas. É possível obter as chapas acrílicas na forma Cast com o auxílio de moldes de vidro plano e rígido, preenchido pelo polímero líquido viscoso (xarope). Após essa etapa, suas bordas são vedadas e o molde é inserido em forno ou autoclave (com temperatura e pressão controladas), até sua solidificação. O processo confere ao material boa transparência, resistência química (solventes) e ao impacto.

O acrílico extrudado em chapas, ou extrusado, na sua grande maioria é importado. Com isso, suas características e qualidade estão diretamente ligadas aos aditivos utilizados na fabricação. O processo de extrusão da chapa é contínuo e comercialmente mais vantajoso. Porém, devido ao processo, o material tem uma tensão mecânica maior, sendo mais frágil a produtos químicos (solventes) e ao impacto.

Atualmente, a Actos optou em comercializar as chapas do processo Cast, onde temos disponibilidade imediata nas cores cristal (transparentes), preto e branco leitoso. Materiais coloridos podem ser obtidos por encomenda.

Uma das principais vantagens do acrílico é o processamento, onde pode ser cortado com serra circular, router (fresadora), plasma e corte à laser (que é o processo de corte mais utilizado devido à agilidade, precisão e acabamento), A termoformagem do acrílico pode ser feita com temperatura e moldes de diversos formatos, onde podemos obter inúmeros produtos. A dobra do acrílico só pode ser feita com temperatura (resistência) que amoleça o material apenas na região que se deseja, repousando no formato ou angulação escolhida. A junção desse polímero em chapa é feita com cola específica (solvente), unindo resistência e acabamento. Assim como outras chapas plásticas, o acrílico pode ser impresso de várias maneiras, como serigrafia, pantografia, impressão UV direto na chapa ou, até mesmo, adesivagem.

Características

Cores Cristal (transparente), branco leitoso, branco translúcido e preto*
Espessura 2 mm a 24 mm
Tamanho 2000 mm x 1000 mm a 2000 mm x 3000 mm*

Demais medidas sob consulta.

Principais aplicações

  • Displays de produtos em geral
  • Placas de sinalização, backlights e frontlights (luminosos)
  • Púlpitos
  • Brindes
  • Peças técnicas
  • Fabricação de móveis
  • Protetores acústicos
  • Letras de caixas
  • Sinalização com LED
  • Troféus
SOLICITE ORÇAMENTO

Poliestireno de Alto Impacto (PSAI)

As chapas de PSAI (Poliestireno de alto impacto) são amplamente utilizadas em aplicações promocionais, principalmente em sinalizações internas e ações no PVD.

Poliestireno Standard

As chapas de PS Standard têm uma limitação nas aplicações devido à sua resistência. O PS de forma convencional é frágil e quebradiço.

PVC Rígido (Semirígido)

O PVC (Poli Cloreto de Vinila) é um termoplástico versátil que, devido à diversidade de aditivos, pode apresentar diferentes características.

Policarbonato Compacto

O policarbonato compacto é um termoplástico maciço e um dos mais nobres disponíveis no mercado.