Chapa de PVC Expandido, o que são e onde são aplicadas?

Como visto em outros textos publicados, o PVC é um polímero extremamente versátil, possuindo várias versões e uma delas é o expandido que serve para produzir a chapa de PVC expandido. Esta versão foi desenvolvida através de uma série de variações e alterações do cloreto de polivinila com agentes expansores, a maioria dos agentes de expansão decompõem-se sobre estas condições, produzindo gás no interior da massa de PVC. A pequena porção de agente que não reage provoca um processo de nucleação e a formação de células cheia de gás, ou seja, o expandido .  É um material que absorve pouca água, possui alta resistência a impacto, leveza e acabamento superficial constantemente uniforme, faz com que o PVC expandido seja um material muito usando na impressão digital direta na chapa (impressão U.V.) e comunicação visual externa (permite alta fidelidade de impressão), serigrafia, adesivação, utilização na construção civil (isolante térmico e acústico) e na confecção de placas de sinalização interna.

Devido ao alto valor da madeira e por ser um produto ecologicamente superior, pois evita que árvores sejam derrubadas, as chapas de PVC expandido se tornaram praticamente indispensáveis para diversos setores da indústria, principalmente a construção civil e o setor moveleiro.

Ideal para qualquer segmento

A chapa de PVC expandido pode ser facilmente trabalhada, utilizando até mesmo ferramentas comuns do dia a dia. Além disso, o material possui um acabamento superficial primoroso, que resulta em uma superfície lisa e a qual pode ser aplicado diversos tipos de acabamento, como impressão, laminação, pintura ou até adesivação. Outro ponto positivo é o seu peso, por passar por um processo de aeragem, as placas se tornam mais leves, permitindo ser manuseadas com mais facilidade.

Principais aplicações

  • Impressão digital;
  • Placas de sinalização internas;
  • Displays de produtos em geral;
  • Materiais de PDV;
  • Brindes;
  • Isolante térmico e acústico em construções.

Chapa de PVC expandido vs madeira

Além de ser mais barato e ecologicamente superior, o material consegue vencer a madeira em demais aspectos. Destaque para sua resistência a alguns dos maiores inimigos

de tábuas e afins: o fogo e a água. A chapa de PVC expandido é auto extinguível, ou seja, ele não propaga fogo, o que é uma característica importantíssima. Embora não seja impermeável, sua resistência a água e a umidade dão a ele mais tempo de vida, principalmente por não ser afetado por problemas como empenamentos, rachaduras e descascamento.

Facilidade em ser trabalhado

Muitas vezes, esse item é o grande diferencial na hora de escolher o material que será usado. Além de ter a vantagem de não necessitar o uso de ferramentas especializadas para trabalhá-lo, ele pode ser facilmente serrado, pregado, aplainado, lixado, parafusado, pregado e colado.

Resistência superior

Devido ao seu baixo peso, à primeira vista, ele pode parecer frágil, porém, possui um alto nível de resistência à impactos, o que garante a ele uma durabilidade dificilmente encontrada em materiais semelhantes.

Comprar chapa de PVC expandido

Na Actos você encontra esse material em diversas dimensões. Nós trabalhamos com os melhores preços do mercado, faça um orçamento agora mesmo!